Aula 4






19/03/2019



  • Continuação e finalização da construção dos sólidos platónicos: dodecaedro e icosaedro. 
  • Introdução do comando Array3D


  • A construção do dodecaedro teve inicio num pentágono com 10 unidades de lado. Foram espelhadas outras duas faces pentagonais segundo duas arestas diferentes do pentágono inicial, para depois serem rebatidas com a ajuda do Rotate3D (consiste na rotação de elementos através de eixos não paralelos ao eixos coordenados)
    • Para determinar o local exacto da posição das faces a rebater, recorreu-se a um método auxiliar que consiste em tirar perpendiculares ao eixo de rebatimento das faces, a partir de um vértice das mesmas, este último, mais próximo desse eixo. Fez-se isso para as duas faces a rebater e obteve-se duas rectas, a partir das quais se construíram duas circunferências de raio igual ao comprimento das mesmas. Com o Rotate3D rebateram-se as circunferências, segundo o eixo de rebatimento das faces, e o ponto de intersecção das mesmas corresponde ao local exacto da posição das faces.
    • Após o rebatimento foi utilizado o comando Array3D para fazer copias múltiplas, de uma só vez, das faces para os restantes lados do pentágono.
    • De seguida foram utilizados os comandos 3DMirror, para espelhar a construção inicial, depois o Rotate, de forma a rodar a mesma (cerca de 36º) para encaixar na primeira construção.    









  • A construção do icosaedro foi basicamente pela mesma ordem que a do dodecaedro.








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