aula 6



02/04/2019



  • Construção de um parabolóide hiperbólico, recorrendo aos comandos edgesurf e loft.
  • Realização de um conóide. (utilização do comando thiken)
  • Elaboração de uma hélix através do comando hélix.




    • Primeiramente, para a construção do parabolóide hiperbólico recorreu-se a um dos 5 sólidos Platónicos, o cubo/ héxaedro. Utilizou-se o comando box e introduziu-se as coordenadas ideais para resultar num cubo de 10 unidades de lado.
                  De seguida, com a comando lyne, desenhou-se as diagonais nas faces verticais do sólido, com origem no vértice superior esquerdo na primeira face e  no vértice inferior esquerdo na segunda. Desenhou-se pela mesma ordem nas restantes faces.

                  Recorreu-se ao comando loft e, a pedido do mesmo, seleccionou-se duas diagonais opostas que resultou no parabolóide hiperbólico. Para concluir, com a ajuda do comando shade a construção materializou-se.
                  






    • O segundo exercício consistiu na realização de um conóide. Para tal, desenhou-se uma circunferência de raio à escolha com um quadrado e outra circunferência, de raio à escolha mas inferior ao da primeira, no seu interior, colocados de modo aleatório (não centrados).   
                    Sendo o conóide um sólido foi necessário mover as figuras de modo a estarem dispostas em planos diferentes, mas paralelas umas às outras. O quadrado ficou no plano inicial, subindo as duas circunferências segundo o eixo Z com alturas à escolha.
                  
                  Utilizando o comando loft, seleccionou-se as três figuras por ordem de alturas (começando pela menor) e construiu-se o conóide. 

                  Após a construção do conóide,  retirada-se uma "face" e com o comando thiken  foi-lhe atribuída uma espessura.




    • De seguida foi feita uma hélix através do comando hélix. Introduziu-se o comando, que pediu a raio da circunferência de baixo, a de cima e a altura da construção. O número de voltas também foi alterado


                                                 



                  Posteriormente, fez-se uma circunferência de raio pequeno e colocou-se o centro de mesma na origem da hélix. Introduziu-se o comando extrude, seleccionou-se a circunferência, escolheu-se path, para seleccionar o tipo de percurso que a circunferência iria fazer - a hélix, e a construção ganhou espessura.




    • Concluindo, com os comandos leccionados ao longo da aula fez-se um objecto semelhante à rampa do Museu Solomon R. Guggenheim.


















Comentários