Aula 10

7/05/2019



  • 3DMax - continuação do exercício proposto na aula anterior - finalização da lamparina.
  • Construção de uma mesa e elevação de duas paredes. 
  • Definição dos materiais a utilizar na lamparina.



Nesta aula a lamparina foi acabada tendo sido realizado a parte superior da mesma, o vidro que envolve a chama. Para tal foi preciso ir a Creat, Shapes, Line e só depois desenhar a forma da linha resultante da secção de um plano vertical com o vidro da lamparina. Como a linha desenhada apresentava vértices e para que se aproxima-se o mais possível da realidade do vidro, foi necessário recorrer ao comando Bezier para tornar os vértices curvos e suaves. Por último, para criar o objecto final aplicou-se o comando Lathe, presente na modifier list, que revolucionou a linha anteriormente desenhada em torno no eixo central.





Após a finalização da lamparina construiu-se uma mesa e duas paredes às quais se encostou a última. Todos os elementos constituintes foram realizados recorrendo ao comando Box definindo as dimensões de acordo com o objecto a criar. Depois do cenário criado deu-se inicio à aplicação dos materiais aos objectos. Esta modificação requer a utilização do Material Editor onde se pode criar qualquer textura, definindo-a para se aproximar das características do material real. Para a base da lamparina foi recomendado algo metálico aproximado à textura do latão. Deste modo foram tidas em conta e aplicadas ao novo material um conjunto de características capazes de demonstrar  as propriedades do metal, como o brilho, o reflexo, a cor e a a suavidade de uma superfície polida. Para a parte do vidro foi criado uma material de cor branca mas com a transparência no máximo, definindo também alguns reflexos e brilhos na superfície. 





Comentários